Click na Imagem

domingo, 8 de janeiro de 2017

Cantar as Janeiras... uma tradição que se mantêm

A Escola de Música de Arronches saiu ontem para a rua para cantar as Janeiras nas três de Freguesia do Concelho de Arronches.



É assim todos os anos e este não foi excepção. Ontem pelas 15 horas partiu o autocarro do Município de Arronches do Largo Serpa Pinto, junto à sede da Escola de Música para mais um recorrido cantando as "Janeiras" nas autarquias, colectividades, associações e IPSSs.

Foi um dia bastante longo, tendo em conta que se prolongou das 15 horas, até entrar na madrugada.
A primeira das freguesias a ser visitada foi a dos Mosteiros, onde eram aguardados pelos membros desta Junta que, depois de receberem por parte do prof. Lagarto os votos de um bom Ano Novo e lhes cantarem, foram obsequiados com bolos e vinho do Porto.
 Seguiram-se os estabelecimentos comerciais. O Snack-Bar A2, junto à ribeira e depois o restaurante "O Galinhas" na sede do Futebol Clube Mosteirense. Dali partiram rumo ao Centro Social dos Mosteiros, onde foram recebidos pelo reeleito presidente Francisco Figueira. De novo os votos, os cantares e mais um descanso para degustar as iguarias que nesta ocasião se colocam na mesa para quem nos canta as "Janeiras".
Estava assim terminada a visita à primeira das freguesias rurais do Concelho. Todos no autocarro para se dirigirem para a Freguesia da Esperança, percorrendo o caminho da serra sempre bonito de se ver, em especial quando já se aproximava o pôr-do-sol.
Na Junta de Freguesia de Esperança os seus representantes aguardavam o grupo que, em frente às instalações lhes desejou votos de um bom ano e escutaram-se de novo as "Janeiras". Talvez pela proximidade com a vizinha Espanha, este ano no reportório lá estava uma canção na língua de Cervantes. No Centro de Convívio, voltou o petisco e as canções. Terminada a visita a esta autarquia, foi a vez da visita ao Centro Social Bom Jesus de Esperança com a repetição da manifestação de votos de um bom Ano Novo e de melhor saúde.
Por motivos de ordem familiar, já não pudemos acompanhar o resto do périplo. Voltamos por breves momentos aos Paços do Concelho, onde a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, o vice-presidente, João Crespo, o Vereador José Bigares e o Presidente da Junta de Freguesia de Assunção receberam os votos de um bom Ano Novo, através das palavras do Prof. Lagarto que, não esqueceu de agradecer o apoio que o Município presta a esta associação como a todas as do concelho.
A presidente agradeceu e retribuiu os votos de Bom Ano Novo e convidou toda a comitiva a comer o bolo Rei e beber o vinho do Porto. Por motivo do falecimento de um munícipe, vizinho da Junta de Freguesia de Assunção, resolveu esta prescindir da visita à Junta, convidando o Presidente José Louro a comitiva a dirigir-se à sua residência onde os recebeu, oferecendo-lhes uma refeição e onde puderam confraternizar.
Embora não nos sendo possível acompanhar o grupo por determinado tempo, aqui fica o registo de que ainda foram visitadas instituições como a Santa Casa da Misericórdia, CBES, LIJE e um ou outro estabelecimento comercial.