Click na Imagem

terça-feira, 20 de junho de 2017

A política de coesão da UE investe na modernização industrial da região do Alentejo

23,5 milhões de EUR provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) é investido na modernização das instalações de produção do fabricante de aviação Embraer Portugal, estabelecido na cidade de Évora, na região de baixo crescimento do Alentejo.



O Vice-Presidente Jyrki Katainen, responsável por Emprego, Crescimento, investimento e Competitividade está hoje em Lisboa. Comentando este projecto, disse: "Este projecto é uma excelente prova de como investimentos apoiados pela UE podem promover coesão económica e social em toda a Europa. Estou muito satisfeito por estar em Portugal para ver em primeira mão o impacto positivo de investimentos que apoiam empregos e crescimento onde são mais necessários."
Este investimento reforçará a capacidade de inovação da empresa, permitindo-lhe produzir componentes metálicos para a próxima geração de aviões Embraer, mais eficientes em termos de recursos. 100 % da produção desta unidade será exportada. «Cada região da UE tem as suas mais valias competitivas, incluindo as regiões com baixo crescimento e com baixos rendimentos. A UE ajuda-as a explorar este seu potencial de inovação e a entrar nas cadeias de valor mundiais com os investimentos da política de coesão e o apoio personalizado — isto é a especialização inteligente em acção», afirmou a Comissária europeia para a política regional, Corina Creţu. O projecto irá, de facto, contribuir para o desenvolvimento de um cluster emergente para a indústria aeroespacial na região e criar 200 postos de trabalho directos nos primeiros anos da sua implementação. Mais informações sobre o Fundo Estrutural e de Investimento Europeu em Portugal pode ser consultada aqui e na plataforma de dados sobre a política de coesão.