Click na Imagem

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Associação Coração Delta lança programa pioneiro para combater o desemprego jovem

A Associação Coração Delta, Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, apresentou esta quarta-feira no “Fórum de Empregabilidade Jovem no distrito de Portalegre” um novo Programa “PRO-MOVE-TE”, que tem como objectivo combater o desemprego jovem, dando resposta a este problema social do desemprego e contribuir no combate ao mesmo.





O “PRO-MOVE-TE” irá ser desenvolvido em nove localidades do Alentejo (Alter-do-Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Portalegre, Ponte de Sôr e Sousel,) entre 2017 e 2020, e pretende apoiar os jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências e auxilia-los na inserção laboral. O programa terá três edições por ano, num total de nove edições.
Na cerimónia de apresentação e assinatura do protocolo esteve presente o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Doutor José António Vieira da Silva, a Ministra do Emprego e da Segurança Social de Espanha, Fátima Bañez, o Presidente da Associação Coração Delta, Comendador Rui Nabeiro e os representantes dos Municípios participantes.
Paralelamente, aquando a apresentação deste programa, foram apresentados os resultados do programa piloto Lanzaderas, uma iniciativa desenvolvida em Espanha pela Fundación Santa María la Real, e que foi transferida para Portugal pela Associação Coração Delta, entidade Coordenadora do CLDS 3G “Campo Maior Vila Solidaria da Europa”.
Esta experiência piloto que teve início em 2016 visava dar resposta ao problema social do desemprego jovem, contribuindo no combate ao desemprego e alcançou uma taxa de 70% de inserção laboral.
“Hoje, a Associação Coração Delta dá mais um passo importante junto da nossa comunidade ao lançar um novo programa que visa ajudar os jovens desempregados e que possibilita a aquisição de novas competências e ferramentas para o seu dia-a-dia, enquanto colaborador de uma empresa, contribuindo no combate ao desemprego, um problema que tem afectado os jovens portugueses, sobretudo os do interior do País. Este programa vai ainda permitir contribuir para o desenvolvimento económico local e do País e consolidar a Rede Transfronteiriça de Apoio, Colaboração e Cooperação para a melhoria da empregabilidade jovem, nos dois lados da fronteira”, sublinhou o Presidente da Associação Coração Delta, Comendador Rui Nabeiro.