Click na Imagem

quinta-feira, 15 de junho de 2017

O Dia do Corpo de Deus assinalado em Arronches

O Dia do Corpo de Deus que se celebra na segunda quinta-feira (60 dias) a seguir ao Domingo de Páscoa, foi hoje assinalado em Arronches na Igreja Matriz com uma Missa e a celebração das primeiras comunhões e comunhões solenes de nove crianças e jovens.

“Corpo de Deus vem do latim Corpus Christi. É uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa. O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo”.
A Igreja esteve hoje em Dia de Festa. A Festa da celebração das comunhões destas crianças e jovens, acompanhados dos pais, padrinhos e outros familiares.
O Padre Fernando Farinha, durante a homilia recordou que é necessário primeiro ser Pai e logo Amigo, ao contrário daquilo que a actual sociedade apregoa que o pai hoje é um Amigo.
Depois da cerimónia o Padre Fernando Farinha, com alegria estampada no rosto e por vezes até emocionado, juntou em seu torno as crianças e jovens para que pais e familiares pudessem guardar aquele momento através das suas câmaras fotográficas ou dos seus telemóveis.
Os vários grupos reuniram-se depois em vários locais para um almoço familiar. Pela tarde (16 horas) e debaixo de um sol tórrido, os fiéis incorporaram-se na procissão que percorreu algumas artérias da Vila acompanhada ao som da banda de música.
“O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo decidiu que este feriado religioso seria eliminado. A partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, mas em 2016, voltou a considerar-se o Corpo de Deus como um feriado”.