Click na Imagem

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Festas em Honra de Nª. Srª de Assunção trouxe este ano inovação

O dia 15 de Agosto é dedicado à exaltação de Nª Sr.ª de Assunção, Padroeira da Freguesia com o mesmo nome no Concelho de Arronches.



Como é habitual em festas de cariz religioso, começou logo pela manhã com a Missa na Igreja Matriz.
A Banda Euterpe de Portalegre fez-se anunciar, subindo a Rua 5 de Outubro (Rua Direita) ao som de uma marcha, dirigindo-se para a Praça da República. Em frente à Igreja esperou para ter início a Procissão que percorreu algumas das ruas desta Vila Alentejana com os seus Pendões e o Andor de Nª, Sr.ª. de Assunção, ladeados pelos fiéis, confiados ao Padre Fernando Farinha.
Estava assim cumprida a parte litúrgica das festividades. Pela noite, às 22 horas, pontualmente subia às escadarias transformadas em palco, a jovem fadista Leonor Fartouce para dar início ao espectáculo que, todos os anos, enche de colorido as bonitas escadarias, a porta da Igreja Matriz e o largo fronteiriço, onde em mesas ou mesmo em pé, a população e alguns visitantes apreciam este desfilar de fadistas. Este ano a noite fria que se fez sentir, retirou alguma assistência.
Depois de Leonor Fartouce cantaram ainda Helena Brita e Mariana Paulino, que foram acompanhadas à guitarra por Nuno Cirilo e à viola por Alexandre Gomes.
Este ano houve inovação com a introdução dos grupos "Vozes à Janela" da Escola de Música de Arronches e os "Resineiros" de Proença-a-Nova.
O Espectáculo foi apresentado por Maria Clara e, no final, o Padre Fernando Farinha e membros da paróquia, distribuíram umas lembranças a este elenco que, generosamente, participou nestas festas em Honra da Padroeira da Freguesia de Assunção.



Click nas imagens