Click na Imagem

domingo, 1 de outubro de 2017

Afluências às urnas nas três Freguesias do Concelho de Arronches

No habitual périplo que o Notícias de Arronches realiza em dia de eleições em Arronches, hoje dia de autárquicas, voltámos a percorrer as quatro mesas de voto, instaladas nas três freguesias.

Na freguesia urbana de Assunção a afluência às urnas de forma mais explicita, começou entre as 11 e as 12 horas. Na mesa instalada na Junta de Freguesia a fila dos eleitores chegava à rua, com alguns já no passeio fronteiro a resguardarem-se do sol, com a temperatura a rondar os 30 graus.
Na 2ª mesa de voto instalada no Museu de (A) Brincar a situação era semelhante. Segundo um membro da mesa nos confirmou antes das 11 horas os eleitores iam chegando de forma espaçada, só se avolumando àquela hora.
Seguimos até à freguesia de Esperança, onde por aquela altura o ambiente era mais calmo, com os eleitores a chegarem sem aglomeração. Aqui os esperancenses, optaram por ir votando ao longo do dia.
Na Freguesia dos Mosteiros, a mais pequena do Concelho de Arronches, quando chegámos à Junta já depois do meio-dia, também as pessoas se dirigiam à mesa de voto, de forma espaçada. 
Um elemento da mesa dizia-nos que, até àquela à hora, já tinham votado 133 eleitores.
De realçar e com base nos números das eleições de 2013, o concelho de Arronches registou então, uma das mais baixas taxas de abstenção e que se cifrou em 18,83%. Daí que seja normal esta presença dos arronchenses a exercerem o seu dever cívico.
Ficam as imagens que recolhemos nas quatro mesas de votos, onde tudo decorreria com a maior das normalidades.