Click na Imagem

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Ana Gaspar expõe no Centro Interpretativo da Identidade Local

O Centro Interpretativo da Identidade Local - CIIL, na Freguesia de Esperança no Concelho de Arronches recebeu ontem pelas 18 horas, a exposição “O Movimento em Círculos” de Ana Gaspar.

A apresentação da autora foi feita pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, que expressou a satisfação do Município em receber esta exposição, agradeceu a presença dos vários autarcas e do público interessado pela cultura.
Trata-se de uma exposição de sete obras da autora sobre papel japonês, entre eles o sol e a lua, que constituem um núcleo de ideias e expressão artística, acondicionados na figura geométrica do círculo. Ao mesmo tempo Ana Gaspar enquadra perfeitamente neste conceito também a escrita de poemas, que representem também eles movimento.
Para a autora esta representatividade encerra em si, tudo aquilo que é um ciclo de vida, visto de perspectivas e interpretações diferentes.
Ana Gaspar é professora na Escola de Tecnologia e Gestão de Portalegre e a sua ligação a esta freguesia, a este espaço, vem do seu gosto por visitar as pinturas rupestres da Lapa dos Gaivões, onde também traz os seus alunos.
A autora de “O Movimento em Círculos” confessou-nos que a ideia veio “de um contacto com a Rita, técnica neste espaço museológico” que questionou se “não era hábito exporem naquele espaço”. Ao aperceber-se que não eram frequentes exposições no CIIL, disponibilizou-se para expor estes seus trabalhos, que foram acolhidos quer pelo Município como pela Junta de Freguesia de Esperança.
Ana Gaspar confessou-se surpreendida com o número de pessoas que vieram para assistir à sua exposição. Até porque veio sozinha, não trouxe os seus alunos. Queria este momento só para si, estivesse uma ou mais pessoas presentes, queria sentir este momento como seu. Referiu-nos durante a nossa pequena conversa.
No final foi servido pelo Snack-Bar “Emilena” um beberete que, em noite de muito frio, as variedades de chá quente que apresentaram, fez as delícias de todos os que nesta tarde/noite se deslocaram para assistir a esta exposição, que pode ser visitada dentro do horário do Centro Interpretativo da Identidade Local, na Freguesia de Esperança.