Click na Imagem

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Assembleia-geral dos Bombeiros Voluntários de Arronches

ASSEMBLEIA APROVA POR UNANIMIDADE ORÇAMENTO E PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2018




Teve lugar ontem nas instalações do quartel dos Bombeiros V. de Arronches a Assembleia-geral para apresentação, discussão e aprovação do Orçamento e Plano de Actividades para 2018. De forma sintetizada este foi o principal conteúdo desta Assembleia-geral.
Na ausência do contabilista que presta este serviço à associação e depois de aprovada a acta anterior, colocada a votação pelo Presidente da Mesa, José Bigares, foi o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, João Crespo, quem apresentou os documentos provisionais.
A associação conta no presente com 7 motoristas, 3 operadores de telecomunicações, 2 socorristas, 1 administrativo, 2 auxiliares de serviços gerais e 1 estagiário profissional. 
A associação pretende uma actualização constante da página oficial no facebook, a criação do site oficial da associação (está para breve); promover a proximidade com associados e comunidade; organizar actividades culturais e desportivas e manter as tradicionais "Festas de Verão".
Consideram que é essencial o relacionamento com a Autoridade Nacional da Protecção Civil-ANPC e ENIC; cumprir o actual protocolo com o Município e reforçando-o com a eventual criação de uma Equipa de Intervenção Permanente, bem como com outros parceiros.
Ao receberem brevemente uma viatura INEM e a obrigatoriedade da instalação do Posto de Emergência Médica-PEM, há a necessidade da criação de condições que aumentem a motivação de assalariados e voluntários com formação e outras regalias.
No que concerne à aquisição de viaturas, uma situação preocupante na associação, elas podem vir a ser feitas através de recurso a financiamento ou candidaturas no âmbito do programa Portugal 2020. Isto tendo em conta um parque envelhecido (13 viaturas), em que a maioria dos veículos está entre os 16 e os 30 anos de existência.
Se atendermos conforme afirmou o Presidente João Crespo, ao ser obrigatório a ULSNA a ter estes dados, há o "perigo" eminente de um menor número de serviços, logo uma menor receita.
O Orçamento aprovado pelo Concelho Fiscal como sendo um orçamento realista, em que a despesa provisional é na ordem dos 300 e poucos mil euros e a receita acima dos 400 mil euros, está previsto no final do cumprimento do orçamento, vir a existir um saldo positivo na ordem dos 70 mil euros.
Colocado a votação o orçamento foi aprovado por unanimidade. Foram debatidos outros assuntos de ordem interna, que serão discutidos e esclarecidos no momento oportuno e dentro da própria associação, como prometeu o Presidente da Direcção.