Click na Imagem

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Workshop da ArenaTejo no Centro Cultural de Arronches

Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo-ArenaTejo, levou a efeito uma acção de formação que decorreu em Arronches.



Decorreu no dia 13 de Dezembro, no Centro Cultural de Arronches um workshop levado a cabo pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e que teve como tema A Eficiência Energética como Ferramenta para um Desenvolvimento Sustentável.
Com a organização a contar com a colaboração do Município de Arronches, o executivo municipal, representado pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelo vereador Paulo Furtado, fez questão de marcar presença, sendo que a edil municipal, que é também presidente da Assembleia Geral da ArenaTejo, esteve mesmo na mesa na sessão de abertura, ao lado de Hugo Hilário, presidente do Conselho de Administração da ArenaTejo e de Diamantino Conceição, director técnico da ArenaTejo, fazendo as devidas apresentações e deixando uma mensagem de boas-vindas a todos os participantes nesta acção, que viajaram até Arronches vindos de todo o país.
A manhã avançou então para o primeiro debate do dia, que teve como tema Os Contratos de Desempenho Energético e no qual intervieram José Ventura da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Jorge Rodrigues de Almeida, director do Investor Confidence Project em Portugal.
De seguida, discutiram-se Contratos de Desempenho Energético em Portugal: casos de estudo, numa altura em que devido a um problema com a climatização da sala, houve uma mudança para outro espaço do Centro Cultural. Este tema teve moderação de Carlos Nogueiro da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo-CIMAA, intervindo no mesmo Carlos Oliveira da HEN – Serviços Energéticos e Pedro Marques Pereira da Galp Energia, existindo ainda espaço para a explicação do Projecto CERtuS da Câmara Municipal de Coimbra.
Após a pausa para a almoço os trabalhos continuaram tendo como tema os Contratos de Desempenho Energético no Alto Alentejo: oportunidades. Hugo Saldanha, colaborador da ArenaTejo explicou o projecto STEPPING, ao passo que Tiago Andrade, da COMPTA, explicou com funcionam os sistemas de controlo e monitorização de consumos energéticos no Alto Alentejo.
A finalizar, foi a debate a Eficiência Energética em Edifícios Municipais e Escolares, tema que foi moderado por João Garrinhas, subdirector do Agrupamento de Escolas de Arronches. Nesta altura, tiveram a palavra Marta Almeida, Instituto Superior Técnico, Susana Camacho da S.Energia, Rafael Ceia, como representante da ArenaTejo, a explicar o projecto EduFootprint e finalmente, Carlos Paulino, da CC Lagarto.
De referir ainda que todos estes debates contaram com muita participação da assistência, na qual estiveram cerca de 70 profissionais ligados ao ramo energético.(fonte e fotos-GCCMA)