Click na Imagem

terça-feira, 7 de julho de 2015

Vaga de calor em especial no Alto Alentejo, leva autoridades a recomendações

Tendo em conta a vaga de calor sobretudo já anunciada para este mês de Julho, as autoridades (USPP) alertam com medidas a ter em conta de entre as que destacamos:
Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem açúcar e evitar consumo de bebidas alcoólicas.
Nos períodos de maior calor procurar permanentemente permanecer em ambientes frescos e, quando exposto ao sol, usar óculos de sol (com filtro UV), chapéu e roupas claras. Se a exposição for prolongada utilizar protector solar.
Procurar não se expor ao sol entre as 11 e as 17 horas, em especial as crianças, idosos e doentes crónicos. Evitar tanto quanto possível o esforço físico. Se tiver tarefas para fazer, procure executá-las pela manhã cedo ou ao final da tarde/noite.
Para melhor compreensão as autoridades da saúde dividiram em três os níveis de risco. Assim o Nível 1 (alerta verde) está numa situação de vigilância; Nível 2 (alerta amarelo) previsibilidade de efeitos na saúde e Nível 3 (alerta vermelho) com consequências graves para a saúde. Esteja atento e faça por compreender estes níveis de alerta. Respeite-os o máximo possível.