Click na Imagem

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Bullmastiff “GDR IRIS” Campeão dos campeões na 23ª Exposição Canina do Alto Alentejo que decorreu em Arronches.

Teve lugar no dia 12 de Setembro (sábado), com início às 10 horas no Jardim do Fosso, a 23ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo – CAC. A realização desta edição vem na sequência do êxito que foi, mesmo sob o signo da chuva, a exposição anterior, que se realizou pela primeira vez na vila de Arronches há precisamente um ano.
Esta edição foi uma organização da Associação de Criadores do Ille de France- A.C.I.F., e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, Clube Português de Canicultura, Restaurante “A Estalagem”, Hotel Rural Santo António, Bombeiros Voluntários de Arronches, Bar “O Fosso” e Monte dos Apóstolos.
Foram centenas de expositores com os seus acompanhantes que encheram o Jardim do Fosso, pois a exposição foi aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas em livros de origens ou com registos iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI. Muito antes das 10 horas já era grande a azáfama entre os expositores/concorrentes e que se prolongou até para lá das 18 horas, quando Rui Martins delegado do C.P.C., declarou como Campeão dos campeões o exemplar da raça Bullmastiff, propriedade do criador Ricardo Manuel Miranda Silva. Em segundo lugar classificou-se o Boston Terrier de Juan Manuel Rodriguez, em terceiro o Whippet de Manuela Silvério Jorge. 
Quando o delegado Rui Martins anunciou o vencedor da final das Raças Portugueses, houve como que um boom por parte do público, pois o vencedor foi precisamente um exemplar da raça Rafeiro do Alentejo, propriedade de Helena e João Costa, em segundo lugar o Barbado da Terceira de Mercedes Guedes Geraldes, em terceiro o Podengo Português Pequeno de Pêlo Curto de José Manuel Valério Silva.
A exposição contou com o serviço médico/veterinário, comissários e um colégio de juízes que apreciaram e classificaram os exemplares das várias raças a concurso.
A presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, João Crespo Vice-presidente e Luís Ramalho em representação da Associação de Criadores do Ille de France, entregaram prémios e lembranças, recebendo também da parte do Clube Português de Canicultura lembranças muito significativas, já que se tratava de desenhos a carvão de exemplares de várias raças.
Uma jornada constituída por esta exposição que para além de se vir afirmando, é ao mesmo tempo um grande contributo para a economia local, pelo elevado número de pessoas que trás à Vila de Arronches, este ano com um clima a proporcionar um dia de convívio para além da competição.